El Calafate – O que Visitar?

Todo lugar tem a sua atração principal e a geleira Perito Moreno é, indiscutivelmente, a estrela de El Calafate. Mas não é somente Perito Moreno que domina a região. Originados do Campo de Gelo Continental, existem outras 13 grandes geleiras que descem em direção à bacia do atlântico. Dentre elas, podemos destacar outras duas bem famosas: Upsala e Spegazzini.

Glaciar Perito Moreno – El Calafate.
Glaciar Perito Moreno – El Calafate.

El Calafate conta com várias atrações, exigindo-se mais de um dia de estadia. Naturalmente esta visita levará a conhecer o Parque Nacional Los Glaciares. Entre cenários de montanhas, lagos e bosques, incluindo desde uma extensa área da Cordilheira dos Andes praticamente coberta de gelo e neve até a árida estepe patagônica, o parque tem como função principal a preservação do espaço e da natureza. É nele em que está localizada a maior parte das atrações, entre elas, as principais são caminhar pelas passarelas em frente ao Glaciar Perito Moreno, fazer trekking sobre a geleira e navegar ao encontro dos glaciares Upsala e Spegazzini. Todas estas atividades são complementares, cada uma tem seu encantamento.

Glaciar Perito Moreno - El Calafate.
Passarelas para contemplação do Glaciar Perito Moreno - El Calafate.
Trekking sobre o gelo Big Ice - Glaciar Perito Moreno - El Calafate.
Passeio de barco para contemplação das geleiras e da paisagem.
Trekking no Parque Nacional Los Glaciares.
Turismo arqueológico nas Cuevas de Walichu - El Calafate.
Turismo arqueológico nas Cuevas de Walichu - El Calafate.
Glaciarium - Museu sobre o Campo de Gelo Patagônico e suas geleiras - El Calafate.
Parador e Hotel de Campo La Leona.

A maior parte dos passeios devem ser contratados nas agências de receptivo da cidade, todas vendem passeios de diversos operadores, sendo possível contratar todos os passeios em uma única agencia. A maior parte delas possui lojas na Avenida Libertador General San Martín ou nos arredores. Alguns hotéis também auxiliam na reserva de passeios, podendo cobrar ou não alguma taxa pelo serviço. Aconselha-se usar o seu dia de chegada a cidade para fazer as reservas.

Nos tours contratados, além do acompanhamento de um guia turístico, incluem transfer de ida e volta entre o hotel e o local da atração. Dependendo do tamanho da agência e de quantas pessoas reservaram o passeio, o transporte pode ser feito em veículo 4×4, van ou ônibus. Grupos menores sempre são uma experiência mais agradável, por isso vale a pena consultar na agência o tamanho máximo do grupo antes de fazer a reserva.

Os preços dos passeios são dados em pesos. Dólares e cartão de crédito são bem aceitos, mas para conseguir algum desconto, só pagando em pesos, em dinheiro (efectivo). Praticamente não há variação de preços entre as agências para os passeios e eventualmente, na véspera de um passeio, pode haver alguma promoção para as últimas vagas de algum passeio no dia seguinte.

Atenção:

  • Alguns passeios têm vagas limitadas de visitantes por dia. Os passeios mais disputados são os trekkings sobre a geleira Perito Moreno (o Minitrekking ou o Big Ice). É recomendável reservar vaga com antecedência. Com exceção do período da Fiesta del Lago, que acontece anualmente no mês de fevereiro e lota a cidade, não há problemas em deixar para reservar e pagar os passeios ao chegar na cidade;
  • As Principais atrações estão localizadas dentro do parque Nacional Los Glaciares. Qualquer que seja a forma de visita a alguma região do parque, vai ser necessário pagar a parte a tarifa de acesso ao parque. O pagamento da entrada só é realizado em pesos argentinos, em dinheiro (efectivo).

Quais passeios realizar em El Calafate?


O principal interesse em El Calafate é servir de base para visitas ao Parque Nacional Los Glaciares, principalmente para contemplação das geleiras por passarelas ou passeios de barco. Para quem gosta de caminhadas, é possível fazer trekking nas mais variadas trilhas, inclusive em geleiras, e quem gosta de cavalgar terá oportunidade de realizar ótimos passeios. Além destes passeios a região apresenta vários registros arqueológicos que vão desde pinturas rupestres em grutas próximas ao Lago Argentino a florestas petrificadas na estepe patagônica.

Glaciar Perito Moreno – El Calafate.
Safari Náutico – Glaciar Perito Moreno – El Calafate
Trekking sobre o gelo Big Ice – Glaciar Perito Moreno – El Calafate.

Passeios Princiais


Os principais passeios por calafate acontecem ao redor das geleiras. As maiores (Perito Moreno, Upsala e Spegazzini) podem ser acessadas com passeios de barco navegando pelo Lago Argentino. Há também atrativos com passarelas e mirantes para contemplação trekking sobre o gelo para quem deseja conhecer mais a fundo o Glaciar Perito Moreno.


Parque Nacional Los Glaciares: Localizado a sudoeste da província de Santa Cruz na Patagônia Argentina, o Parque Nacional Los Glaciares foi criado em 1937 com o objetivo de preservar uma extensa área que compreende, principalmente, os Campos de Gelo Continentais distribuídos em 445.900ha em paisagens compostas por geleiras, bosques andinos, estepe patagônica e a Cordilheira dos Andes.

Mais atrativos turísticos em breve (páginas em construção)…

 

 

 


 

 

 


Deixe seu Comentário:

Loading Disqus Comments ...

Deixe um comentário

Loading Facebook Comments ...