El Calafate – O que Comprar?

Em Calafate a moeda é o Peso Argentino. Devido à distância e ao grande fluxo de turistas estrangeiros, os preços são um pouco mais elevados do que os praticados na capital, Buenos Aires. O dólar é aceito facilmente, embora seja aconselhável viajar também com a moeda local.

Lojas no centro da cidade.

A cidade está repleta de pequenas lojas onde encontrará de tudo, desde souvenires e artesanatos locais até roupas, artigos em couro, chocolates, produtos a base de calafate e equipamentos para acampar. A maior parte delas se encontram na Avenida Del Libertador San Martín.

Lojas de um centro comercial em El Calafate.
Lojas de um centro comercial em El Calafate.
Lojas de um centro comercial em El Calafate.
Pasaje Antonio Soto - Liga a av. principal à rodoviária, nesta passagem há uma feira de artesanato.

É recomendável percorrer várias lojas antes de comprar algo, já que os preços de algumas recordações podem variar de loja para loja.

Cuias para chimarrão e produtos feitos a partir de cabaça e madeira.
Cuia para chimarrão.
Artesanato em madeira.
Produtos feitos em metal.
Semijoias.
Facas decorativas.
Artesanatos em pedra.
Artesanatos em couro.
Bichos de pelúcia.
Artesanatos e produtos foitos com cabaças e metal.
Produtos feitos com tecidos.
Chá de Calafate.

A maior parte dos produtos não são típicos de El Calafate, mas sim provenientes da região da patagônia argentina e do restante do pais. Pode-se encontrar, entre outros produtos, artigos produzidos com lãs e tecidos elaborados por artesões da própria cidade. Lembre-se de adquirir algum produto feito com frutos de calafate, como deliciosas geleias, alfajores, sorvetes ou bebidas.

Atenção:

  • Devido à influência e cultura espanhola, não só em El Calafate como também em boa parte da Argentina, também existe a hora da siesta – tradicional descanso durante o dia, com direito a uma cochilada no início da tarde, que geralmente ocorre depois do almoço. Boa parte das lojas fecham por volta das 13h00 e voltam ao funcionamento normal entre 16h30 e 17h00.
  • O horário médio de abertura dos estabelecimentos varia entre 09h00min e 10h00min e o de encerramento entre 21h00 e 22h00.
  • Para compras de produtos argentinos com valor acima de AR$ 70,00 o turista poderá pedir a devolução do Impuesto al Valor Agregado (IVA) em lojas que tenham o logo Global Refund. Deve-se pedir a factura (recibo) e um cheque Global Refund ao fazer a compra. Estes devem ser carimbados na alfândega do aeroporto internacional de saída do país antes da partida, e depois deve-se passar em um Puesto de Pago (Posto de Pagamento) que lhe fará o reembolso. Os balcões estão localizados em diversos aeroportos argentinos.

 

 

 

 


 

 

 


Deixe seu Comentário:

Loading Facebook Comments ...

Deixe um comentário